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Inscrições para o segundo lote do ‘Fica na Rede, Maninho’ começam nesta segunda-feira (13/04)

Edital visa estimular a difusão de produções artísticas durante o momento de crise ocasionado pela Covid-19
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, abre, nesta segunda-feira (13/04), o segundo lote de inscrições para o edital “Fica na Rede, Maninho”, que visa estimular a difusão de produções artísticas e de ações de capacitação durante o momento de crise ocasionado pela Covid-19. Artistas e produtores culturais podem inscrever suas propostas até o dia 23 de abril. O edital e os anexos estão disponíveis no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
 
O primeiro lote do “Fica na Rede, Maninho” recebeu 195 propostas que estão em fase de avaliação técnica e de conteúdo artístico. O resultado preliminar será divulgado no dia 16 de abril.
Realizado em caráter emergencial, o edital é uma das ações da secretaria para o enfrentamento da crise na cadeia produtiva da cultura e economia criativa neste momento, e selecionará até 300 propostas, divididas em três lotes. Podem participar pessoas jurídicas e físicas, maiores de 18 anos, e cada proponente poderá inscrever até três propostas, sendo uma para cada lote.
 
O “Fica na Rede, Maninho” abrange vídeos nas áreas de Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e uma categoria denominada “Outras”, para projetos que envolvam duas ou mais linguagens artísticas, ou, que não se encaixem em nenhuma das modalidades na concepção do proponente.
 
O edital também contemplará ações formativas como vídeos teóricos e práticos nas diversas linguagens artísticas; uso de tecnologia, inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade no âmbito da economia criativa;  bem como ações de ofícios como cenógrafo, maquiador, técnico de som, e outras atividades afins.
 
Projetos – Os vídeos deverão estar no Youtube ou em repositórios digitais (Dropbox e Google Drive), ter no máximo 60 minutos e estar no formato MP4 ou similares. O conteúdo deverá ser gravado na melhor definição, em formato horizontal, e o link do vídeo deverá estar no corpo da proposta. O vídeo poderá ser inédito ou já ter sido publicado e deverá conter na legenda a hashtag #FicaNaRedeManinho.
 
Podem ser inscritos espetáculos e experimentações criativas de circo, dança, teatro, entre outros ligados às Artes Cênicas; de apresentações musicais; processos criativos ligados às artes plásticas, e também de exposições, instalações, grafite, fotografia, desenhos, pintura, esculturas, objetos, videoarte e artes gráficas; vídeos de narração de histórias e lendas, leitura dramatizada, performances literárias, recitais poéticos, declamação de poemas de cordel; e produções de curtas-metragens de ficção e documentário, dentre outros.
 
Para esclarecer possíveis dúvidas sobre as inscrições, os proponentes podem contar com o canal de atendimento disponibilizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que funciona diariamente das 8h às 20h, por meio dos telefones (92) 99177-6442 (WhatsApp) e (92) 3232-5555, e do e-mail atendimento@cultura.am.gov.br.
 
Veiculação – Os links dos projetos selecionados serão disponibilizados no Portal da Cultura e aplicativo após a publicação do resultado final de cada lote. Os vídeos também serão disponibilizados na TV Encontro das Águas em um programa com o nome do projeto, #FicaNaRedeManinho, de acordo com a grade de programação do canal. Já as obras literárias enviadas cujos projetos forem selecionados serão disponibilizadas na Biblioteca Virtual do Amazonas.
 
Avaliação – A avaliação das propostas será feita em uma única fase a cada mês, realizada por uma comissão com dez membros, composta por representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; profissionais de reconhecida competência ou notório saber da sociedade civil do estado do Amazonas e colaboradores da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, notadamente da área artística, escolhidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
 
Os projetos serão avaliados pelos critérios: Mérito da proposta (artístico, técnico e conceitual); Aspectos de criatividade e de inovação; e Qualificação e experiência profissional do Proponente.
 
Prazos – Os processos de inscrição e seleção do  “Fica na Rede, Maninho” seguem o seguinte calendário: primeiro lote com inscrição até 8 de abril e veiculação dos projetos selecionados a partir do dia 27 de abril; o segundo lote com inscrições de 13 a 23 de abril, e veiculação a partir de 11 de maio; já o terceiro lote terá inscrições de 24 de abril a 8 de maio, com veiculação a partir do dia 1º de junho. 
 
FOTOS: DANIEL RODRIGUES/SECOM E DIVULGAÇÃO
 
Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: (92) 98141-9488/  99165-8604/ 98172-9842/ 3232-1646
 

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