sexta-feira ,29 março 2024
Home / Entretenimento / Combate às fake news é tema de roda de conversa entre especialistas e professores
IMG_20200409_092259_179

Combate às fake news é tema de roda de conversa entre especialistas e professores

 Debate aconteceu durante a roda de conversa ‘Diálogos Formativos’, nesta quarta-feira (08/04)
Métodos de observação, checagem de informação e leitura crítica. Estas foram algumas das estratégias citadas pelo professor doutor Manoel Jeffreys e pela jornalista e subsecretária da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Alita Falcão, durante a roda de conversa “Diálogos Formativos”, nesta quarta-feira (08/04).
 
Mediado pela professora doutora Edilene Mafra, o encontro teve como tema “Combatendo as Fake News” e trouxe à discussão o fenômeno da disseminação de notícias falsas e métodos de combatê-lo junto a professores e alunos das redes estadual e municipal de Educação. O bate-papo foi transmitido ao vivo pela TV Encontro das Águas e Internet.
 
De acordo com a jornalista Alita Falcão, a era digital trouxe uma nova perspectiva e contribuiu ativamente para o compartilhamento de notícias falsas.
 
“Atualmente, todos são comunicadores. As plataformas que trouxeram a socialização da informação colaboraram, também, para a rápida disseminação de conteúdos inverídicos. Por isso, é de extrema importância que haja a segurança do que está sendo informado. É necessário ser responsável pelo conteúdo compartilhado, questionando a sua veracidade, analisando datas e checando fontes, visto que o mesmo pode ter consequências graves tanto individualmente quanto coletivamente”, explicou.
 
Já o professor Manoel Jeffreys falou sobre como os pilares da educação midiática estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são parte do desenvolvimento integral do estudante.
 
“A BNCC traz, em suas competências, orientações acerca da cultura digital, que aborda a relação dos educadores e alunos com a informação, para, desta forma, desenvolver estratégias de reconhecimento diante de uma notícia inverídica, tais como a verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação e comparação de diferentes fontes, dentre outras”, contou.  
 
Diálogos Formativos – Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), e a Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), através da Divisão de Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério (DDPM), a roda de conversa “Diálogos Formativos” é uma iniciativa que estimula discussões no campo educacional, mesmo durante o período do regime especial de aulas não presenciais.
A roda de conversa terá um tema novo a cada edição, voltado à professores e comunidade escolar, e será transmitida nos canais abertos da TV Encontro das Águas e YouTube.
Foto: Divulgação

CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto: Lívia Anselmo (99434-1005) e Martha Bernardo (98151-4487) e Lorena Furtado (98127-7842).

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-03-07 at 13.39.35

Bois Caprichoso e Garantido farão show no BBB 24

Em resposta a uma solicitação feita pela Globo Comunicações e Participações S. A., os bois …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *