quinta-feira ,28 março 2024
Home / Entretenimento / Casarão de Idéias: uma década dedicada às artes
IMG-20200403-WA0124

Casarão de Idéias: uma década dedicada às artes

No dia 04 de abril, um grupo decidiu criar uma associação que tivesse as artes como objetivo de educação e entretenimento. Foi com esse pensamento que, em 2010, Manaus ganhou o Centro Cultural Casarão de Idéias, com projetos voltados para teatro, dança, música, literatura, cinema e mobiliário urbano, o espaço já atendeu mais de 30 mil pessoas e formou mais de mil jovens nas oficinas ofertadas em sua programação.

IMG-20200403-WA0124

Nessa década, o Casarão de Idéias coleciona em seu portfólio mais de 30 edições da revista Idéias Editadas, o projeto de iluminação de prédios públicos intitulado “Os Lugares que o Dia Não me Deixa Ver”, o projeto “Pedalando Pela Manaus que se Constrói”, um parklet (mobiliário urbano) e espaço para leitura com acervo exclusivo ligados às artes.
Os projetos na área de audiovisual ganharam notoriedade nesse período. No início, era apenas um “Cine Clube”, que exibia filmes alternativos iniciado em 2010, quando a sede ainda funcionava na rua Monsenhor Coutinho. Devido ao sucesso, atualmente no espaço funciona a sala de cinema “Cine Casarão”, na rua Barroso.
O cinema possui 35 lugares com cadeiras originais de cinemas antigos, além de iluminação adequada, sonorização digital e tela própria para cinema.
E sua programação é composta devido as parcerias que forma firmadas com as grandes produtoras e distribuidoras de filmes internacionais e nacionais, entre elas, Vitrine Filmes, Pandora Filmes, Imovision, Califórnia Filmes, Bretzs Filmes, Embaúba Filmes, Olhar Filmes, Art House, Elo Company, Boulevard Filmes e Arteplex Filmes.
Mas não foram só as grandes produtoras que movimentaram o cinema do Casarão de Idéias, universidades, grupos e associações culturais, artistas e cineastas também participaram de programações do espaço audiovisual.
Referência na modalidade, o Casarão de Idéias também contribui para a criação de diversos projetos para o cinema, entre elas, o “Pipoca em Cena” e “Cine Bodó”

*Formação e Parcerias*
Como o objetivo do espaço é a educação através da arte, no Casarão de Idéias foram formados mais de 1000 alunos em diversos cursos ofertados desde de 2010, quando sugiram os primeiros cursos de teatro e dança.
A formação se intensificou com a parceria entre o espaço e a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), época que o Casarão de Idéias se tornou Ponto de Cultura, e aumentou sua oferta para a comunidade inserindo outras modalidades como, Cinema e Fotografia.
As atividades deram continuidade através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. E a partir dessa parceria, foi criado o curso de Gestão Cultural, formando duas turmas na área. E também colaborou para a criação do curso de pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Sempre atendo a modernidade, foi uma das primeiras entidades a disponibilizar acesso gratuito à comunidade, para que seus alunos desenvolvessem suas atividades escolares e práticas, que aquela não havia acessibilidade a rede.

*Festival Mova-se*
Outro projeto de sucesso do Casarão de Idéias foi o Festival Mova-se. O evento é totalmente dedicado a dança. A primeira edição surgiu em 2010 e está em sua 11ª. Edição, ampliado no decorrer dos anos, ele passou a receber espetáculos de danças Urbanas, através do “Mova-se na Rua”.
No Festival Mova-se, se apresentaram mais de 1500 artistas e companhias e passou por diversas capitais brasileiras, entre elas, Boa Vista, Porto Velho, Salvador e Belém. Mas, não parou por aí, ele foi convidado para participar de eventos em Buenos Aires, na Argentina, e em Cusco, no Peru.
Devido ao sucesso e a grandiosidade, o Festival também foi um dos cinco festivais selecionados a receber auxílio financeiro do Programa Ibero-Americano de Cooperação em Artes Cênicas (Iberescena), que tem como objetivo a promoção nos Estados Membros a criação de espaço para a integração das Artes Cênicas. Em 2020, o festival receberá espetáculos internacionais vindos do Equador, Colômbia e Peru.

*Comemorações*
Devido a pandemia da Covid 19 (Coronavírus), as comemorações serão adiadas, mas elas já haviam começado. Além da programação especial de cinema, foi lançado o Edital de Ocupação 2020.
A seleção recebeu ao todo 128 projetos para diversas modalidades, entre elas, teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual, formação, lançamentos de livros, artes integradas, mostras, e festivais de diversos estados brasileiros como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e, a grande maioria, do Amazonas.
Todas as atividades aprovadas comporão a programação de comemoração dos dez anos dedicados à artes.

*Prêmios*
Nesses dez anos, o Casarão de Idéias desenvolveu vários projetos especiais e com eles foi vencedor de vários prêmios. Entre eles, destacam-se o Conexões Culturais da Prefeitura Municipal de Manaus, Proarte da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC), Itaú Cultural e Rumos de Dança do Banco Itaú, Arte na Rua, Caixa Cultural, BNDES de Dança, Banco da Amazônia, o Boticário na Dança; Prêmio Myriam Muniz de Teatro e Prêmio Klauss Vianna de Dança da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e o mais recente Prêmio Iberescena.

_NOTA: Mesmo após a reforma ortográfica, o Casarão de Idéias optou em manter a acentuação gráfica em seu nome, por se tratar de uma marca._

_PARA A IMPRENSA: ENTREVISTAS COM O DIRETOR, JOÃO FERNANDES NETO, PELO TELEFONE (92) 98116-7098_

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-03-07 at 13.39.35

Bois Caprichoso e Garantido farão show no BBB 24

Em resposta a uma solicitação feita pela Globo Comunicações e Participações S. A., os bois …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *