terça-feira ,16 abril 2024
Home / Noticias / Atirador mata ao menos 16 pessoas em ataque no Canadá
IMG_20200420_090846_975

Atirador mata ao menos 16 pessoas em ataque no Canadá

Um atirador matou pelo menos 16 pessoas durante um ataque no fim de semana em uma pequena cidade da região da Nova Escócia, informou a polícia do Canadá.

O número de mortos não inclui o suspeito. “Nosso trabalho de investigação continua. Por respeito às famílias que ainda não foram notificadas, não podemos fornecer nenhuma informação adicional no momento”, disse a porta-voz da Sede Nacional do RCMP, Catherine Fortin, em comunicado à CNN.

Em uma entrevista coletiva na noite de domingo, a polícia descreveu o caos com várias ligações para a emergência no final de sábado em uma propriedade em Portapique, na região da Nova Escócia.

“Quando a polícia chegou ao local, os membros localizaram várias vítimas dentro e fora de casa”, disse o repórter Chris Leather, superintendente-chefe da RCMP.

Uma oficial falecida foi identificada como Constable Heidi Stevenson, mãe de dois filhos, 23 anos de veterana da polícia canadense. Outro oficial está no hospital recebendo tratamento por ferimentos que não causam risco de vida, disse o RCMP no Facebook.

Leather disse que a busca pelo suspeito virou a noite toda e os levou a quilômetros de distância. O suspeito foi visto no final da manhã de domingo em uma parada de caminhões. “A busca pelo suspeito terminou esta manhã quando o suspeito foi localizado e posso confirmar que ele morreu”, disse Leather.

A polícia da Nova Escócia identificou o suspeito como Gabriel Wortman, 51 anos. Ele escapou da polícia por várias horas durante a noite de domingo, já que foram relatados incêndios em muitos locais da região.

A caça ao homem foi complicada pelo fato de que o suspeito usava o que parecia ser um uniforme da polícia, e poderia estar dirigindo um veículo feito para parecer um carro da polícia, disse Leather. “É claro que esse é um elemento importante na investigação, o fato de esse indivíduo ter um uniforme e um carro da polícia à sua disposição certamente explica que não é um ato aleatório”, disse Leather.

Mas Leather disse que era muito cedo para investigar qual era a motivação do atirador e que algumas vítimas “pareciam não ter um relacionamento com o atirador”.

Uma autoridade policial disse à CNN anteriormente que as autoridades estavam vasculhando cenas de crimes, começando em Portapique e estendendo-se para Enfield, onde o suspeito foi preso.

A Polícia Montada Real Canadense alertou o público no Twitter que Wortman poderia estar usando um uniforme do RCMP e dirigindo um Chevrolet Tracker prateado que parecia ser um veículo da polícia. Mas eles esclareceram que ele não era empregado pelo RCMP.

Enquanto perseguiam o atirador, a polícia disse aos moradores para ficarem dentro e trancarem as portas, avisando que ele era considerado “armado e perigoso”.

O motorista de caminhão de Ontário, Tom Nurani, disse à afiliada da CNN CTV News que estava na parada de caminhões em Enfield, onde o suspeito de disparos foi preso, quando ouviu um membro da equipe gritando.

“Eu espiei pela janela e vi alguns veículos da RCMP e havia quatro ou cinco homens uniformizados e com armas”, disse Nurani. A testemunha Glen Hines estava passando e disse à CTV que ouviu tiros. “Tudo o que eu ouvia eram tiros e minha esposa achava que devia ligar para o 911, porque ela estava entrando em pânico, isso a assustou tanto”, disse Hines.

Stephen McNeil, o primeiro-ministro da Nova Escócia, chamou a série de tiros de “um dos atos de violência mais insensatos da história de nossa província”. Em uma entrevista coletiva, ele disse a repórteres: “Eu nunca imaginei quando fui dormir na noite passada que acordaria com a notícia horrível de que um atirador ativo estava à solta na Nova Escócia”.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau twittou: “Nossos corações se dirigem a todos os afetados pelo tiroteio”, acrescentando “estamos mantendo todos vocês em nossos pensamentos”. O presidente do Sindicato da Polícia Nacional, Brian Sauvé, disse que “os corações dos membros estão pesados ??de pesar e tristeza hoje, pois perdemos um dos nossos”.

Ele elogiou os policiais que ajudaram a terminar o ataque. “Um segundo membro dedicado ficou ferido no cumprimento do dever hoje. Faremos tudo o que pudermos para apoiá-los e desejamos uma recuperação completa”. Em comunicado, o ministro canadense de Segurança Pública Bill Blair disse que foi um “dia verdadeiramente comovente para todo o Canadá”. “Tragédias como hoje são horríveis e nunca deveriam acontecer. Quero compartilhar minhas mais profundas condolências com todos os que estão sofrendo agora, principalmente as famílias e amigos das muitas pessoas inocentes que foram mortas”, disse Blair. “Enquanto as famílias choram e buscam respostas, nossos corações se partem ao lado dos deles. Nós lamentamos com eles.”

Fonte CNN Brasil

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-03-22 at 15.28.58(1)

Antes de abrir turnê ‘A Festa’ em Manaus, Ivete Sangalo se apresenta no BBB

Cantora baiana é a atração da casa mais vigiada do Brasil nesta sexta-feira (22/3) Muitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *