Home / Entretenimento / Longa-metragem de Diego Bauer, ‘Obeso Mórbido’ coloca cinema amazonense em destaque nacional após estreia em Tiradentes
Obeso Mórbido_FOTO Arquivo

Longa-metragem de Diego Bauer, ‘Obeso Mórbido’ coloca cinema amazonense em destaque nacional após estreia em Tiradentes

Exibido em pré-estreia mundial na Mostra Aurora da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o filme chamou atenção do público e da crítica


O cinema amazonense está em destaque no cenário audiovisual brasileiro após a estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, com a exibição do longa-metragem “Obeso Mórbido”, dirigido pelo cineasta Diego Bauer. O filme ganhou uma recepção positiva da crítica especializada, tanto em notas quanto em classificações.

Em uma das principais críticas publicadas pelo “Vertentes do Cinema”, o longa levou 5 de 5 estrelas pela forma como lida com temas de corpo, identidade e emoção. Além disso, plataformas de avaliação como “Papo de Cinema” têm notas altas dadas por leitores: uma média de 4 de 5 estrelas nas classificações, reforçando o interesse do público e dos cinéfilos pela obra.

Críticas do Observatório de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal Fluminense, também exaltam o filme como um “encerramento marcante da Mostra Aurora”, destacando a coragem do diretor em expor sua própria história com honestidade e sensibilidade.

“O ‘Obeso Mórbido’ é um projeto totalmente pensado para o público, para uma sala cheia. Então é claro que a gente planeja isso, mas acompanhar acontecendo, num palco como Tiradentes, uma plateia exigente, um festival com 29 edições, realmente foi bem acima da expectativa. Foi uma recepção muito calorosa do público e dos colegas curadores, realizadores de outros estados, é como se fosse um prêmio”, pontua Diego Bauer.

“É um filme denso, de situações difíceis, mas que, ao mesmo tempo, também tenta preencher com senso de humor e ver o público embarcar muito nesses momentos foi algo muito especial, tem rolado um calor com o filme que é bonito de ver acontecer”, completa o diretor.

Obeso Mórbido FOTO Arquivo

Obeso Mórbido

Na trama, Diego interpreta a si mesmo: um ator que, após emagrecer mais de 40 quilos, tenta se consolidar como ator de vídeo em Manaus e sonha com voos mais altos na carreira. A partir dessa jornada, o filme aborda relações entre corpo, virilidade, masculinidade e pertencimento social.

O projeto tem origem em 2018, quando Bauer codirigiu o curta homônimo ao lado de Ricardo Manjaro. Produzido por Victor Kaleb e Ítalo Bruce, o filme é uma realização da Artrupe Produções em parceria com a Duplofilme e distribuído pela Cajuína Filmes.

A obra marca a quarta participação de Diego Bauer no festival de Tiradentes, consolidando sua trajetória no circuito nacional.

“O próximo passo é tentar consolidar a trajetória do filme em grandes palcos no Brasil, mas tentando também fazer a estreia internacional pensando com muito cuidado vendo onde o filme dialoga e faz sentido tentar essa busca”, comenta Diego Bauer.

“A gente nunca esteve tão confiante quanto agora, depois da estreia, o filme cresceu, então o sentimento é de que a gente vai circular e vai para vários lugares. Sempre foi um objetivo chegar em grandes plateias e a gente vai em busca disso”, afirma o cineasta.

“Obeso Mórbido” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital nº 01/2023 de Fomento às Artes – categoria Audiovisual, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e executado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

FOTOS: Arquivo

MAIS INFORMAÇÕES:
Manuella Barros – (92) 98172-9842

About admin

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2025-11-27 at 14.28.04

Medicina: Vestibular da Nilton Lins tem inscrições on-line abertas até sábado (29)

As inscrições on-line para o vestibular da Universidade Nilton Lins estão chegando ao fim. Os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *