Como marca de beleza oficial do Festival de Parintins 2024, O Boticário tem campanha assinada pelo artista plástico parintinense Pito Silva
As obras do artista são um resgate à ancestralidade e riqueza cultural amazônica.
Manaus – Pito Silva é um nome reconhecido no cenário artístico do Amazonas, especialmente em Parintins, cidade onde nasceu e reside há 36 anos e que é sede do Festival de Parintins, um dos principais eventos culturais do Brasil. Seu talento como artista visual já ultrapassou fronteiras, com trabalhos exportados para fora do país. Na dança, Pito Silva também deixou sua marca, participando de diversos eventos internacionais. Em 2024, o reconhecimento do seu talento alcançou novos patamares. O Boticário, marca de beleza oficial do Festival, convidou-o para assinar a campanha que estampa as peças de divulgação do patrocínio.
“É um sentimento de gratidão e honra, tendo em vista que eu carrego a arte comigo, mais precisamente a pintura, desde a minha infância. E hoje, tendo a arte como a minha profissão, e sabendo que fui encontrado numa ilha que apesar de respirar arte, o talento que existe aqui muitas vezes não é reconhecido. Uma empresa nacional, como o Boticário, ter encontrado esse talento artístico parintinense me enche de orgulho, faz de fato eu me sentir honrado e muito agradecido”, destaca Pito Silva.
Além de suas habilidades artísticas, Pito também é conhecido por seu compromisso com causas sociais e ambientais, usando sua arte como uma forma de conscientização e preservação da Amazônia e de suas tradições culturais. Ele revela que o fato de ter sido escolhido para estampar a campanha do Boticário vai impactar a vida de outras pessoas.
“Como eu realizo trabalhos sociais com crianças, jovens e adultos, e sabendo que muitos deles se inspiram no meu trabalho, esse reconhecimento é um incentivo gigantesco que não vai refletir somente em mim, mas em muitas pessoas aqui na ilha. O impacto positivo que isso vai causar, que já causou na minha vida só de saber que fui encontrado, que o meu talento foi valorizado pelo Boticário, vai refletir na vida de muitas pessoas que me têm como inspiração. É uma felicidade imensurável”, reforçou Pito.
Desde 2018, quando começou a apoiar o Festival de Parintins, o Boticário aposta na valorização dos artistas e artesãos locais na ativação de suas campanhas para o evento. O que chamou a atenção da marca em relação a Pito Silva foi o estilo único e a capacidade do artista de transmitir a essência da Amazônia através de suas criações.
“O Boticário sempre celebrou a cultura e a beleza da região Norte do Brasil, criando campanhas especiais para toda a região e estando presente no Festival de Parintins desde 2018. Contar com um artista tão talentoso e reconhecido como Pito Silva, que é parintinense, é uma forma de traduzir o nosso amor pela região, honrando a expressão artística local. Sua arte é uma expressão autêntica da cultura amazônica, e estamos muito felizes em poder destacá-la em nossa campanha para o Festival de Parintins deste ano”, afirma Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional do Boticário.
Buscando valorizar e destacar os talentos locais do Amazonas em suas campanhas promocionais para o evento e reconhecendo a importância de preservar e promover a diversidade cultural da região, a marca O Boticário tem se empenhado em ser um meio para que os artistas locais possam compartilhar sua arte. Essa iniciativa não apenas fortalece os laços com a comunidade local, mas também enriquece as campanhas da marca com a autenticidade e originalidade das criações dos artistas amazonenses.
“Essa valorização representa um grande incentivo para a arte parintinense, que alcança tanto a geração atual quanto as gerações futuras. Essa valorização é um combustível que potencializa ainda mais o fazer artístico de muitas gerações aqui de Parintins”, complementa Pito Silva.
Histórico – Pito Silva tem uma longa história de contribuições para o Festival de Parintins, tanto através de suas obras de arte quanto de suas colaborações em diferentes projetos. Ele é conhecido, por exemplo, por criar pinturas que capturam a essência do festival.
O artista visual também já colaborou no design de cenários para apresentações especiais durante o festival. Seja criando painéis de fundo inspirados na floresta amazônica ou desenvolvendo adereços e decorações para os palcos, suas contribuições ajudaram a tornar as performances ainda mais memoráveis.
A arte de Pito é fortemente influenciada pelas ricas tradições culturais da região amazônica, especialmente as manifestações folclóricas como o Boi-Bumbá, que é o centro das atenções durante o Festival de Parintins. As cores vibrantes da natureza e a diversidade da fauna e flora amazônicas também são temas recorrentes em suas obras. O artista se estabeleceu como uma figura proeminente no cenário artístico, deixando sua marca não apenas como um talentoso artista plástico, mas também como um defensor apaixonado pela Amazônia.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Temple Comunicação:
Ayane Souza: (92) 9496-3695 | ayane.souza@temple.com.br
Bruna Brabo: (91) 98896-7215 | brunabrabo@temple.com.br
—
Ayane Souza
Analista de Comunicação | Communication Analyst
Temple Comunicação
Travessa Benjamin Constant, 1416. Nazaré.
66035-060 | Belém-PA
+5591 3205.6500 / 92 99496-3695