A deputada estadual Mayra Dias (Avante) dedicou o primeiro semestre de seu mandato a atender às demandas da população por meio de projetos voltados às mulheres, jovens, idosos, mães solteiras e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Na última sessão antes do recesso parlamentar, ocorrida nesta quarta-feira (12/07), a deputada teve mais um projeto aprovado por unanimidade na assembleia estadual. Trata-se do Projeto de Lei (PL) que estabelece a semana de orientação e terapia para pais ou responsáveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado do Amazonas.
Na justificativa do projeto, a parlamentar explica que durante as sessões de terapia oferecidas aos pais ou responsáveis, os terapeutas deverão abordar métodos para melhor compreensão do autismo, além de auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades de comunicação e socialização, no manejo de comportamentos desafiadores e no enfrentamento do estresse associado ao cuidado de uma criança com necessidades especiais. “A terapia também pode fortalecer o relacionamento entre pais e filhos, além de oferecer suporte para lidar com as pressões e dificuldades emocionais que surgem com o diagnóstico de autismo”, afirma.
Como uma das parlamentares mais produtivas da Assembleia do Amazonas, Mayra Dias obteve a aprovação de diversos projetos de lei que visam enfrentar e empoderar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no estado, garantir proteção contra discriminação no trabalho para mães solteiras nos órgãos e entidades da administração direta e indireta, instituir a Política Estadual de Incentivo ao Crédito para Jovens Empreendedores e estabelecer medidas de prevenção e assistência às vítimas de desmoronamentos e deslizamentos em áreas de risco.
Foto: Aguilar Abecassis