Nove pacientes receberam alta nesta quarta-feira, 22/4, do hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, gerido pela Prefeitura de Manaus, grupo Samel e instituto Transire, na zona Norte. Os pacientes, que testaram positivo para Covid-19, receberam o tratamento de ventilação não invasiva, por meio da “cápsula Vanessa”.
“Hoje é um dia muito feliz para todos nós. O hospital de campanha está salvando vidas. Esse era o nosso objetivo quando construímos em parceria com o grupo Samel, instituto Transire, e quem mais quisesse nos ajudar. Vamos continuar com o trabalho sério e atendendo a quem precisa, o povo do Amazonas”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.
A primeira paciente a receber alta foi Lucivânia Barbosa das Chagas, 42, que tem síndrome de Down. Ela foi a primeira paciente a dar entrada no hospital de campanha, no dia 13. De acordo com Mauro Barbosa, irmão de Lucivânia, ela deu entrada na unidade com muita dor no peito e com grande dificuldade para respirar.
“Minha irmãzinha veio em uma situação muito difícil, mas a equipe médica a tratou muito bem, fazendo videochamada com a família para tranquilizá-la e deu tudo certo. Só tenho a agradecer ao prefeito Arthur Neto pela criação desse hospital e ao Ricardo Nicolau, que é do grupo Samel, que nos tratou com muito carinho. Hoje é um dia muito feliz para nós todos, foi o nosso milagre”, contou Mauro.
Entre os sete pacientes liberados no final da tarde, estava também o aposentado José Luiz de Mattos, 68. Portador de marca-passo, ele comemorou por não ter sido entubado para o procedimento de recuperação. “Estava jogado em uma cadeira no hospital João Lúcio quando fui transferido para cá e recebi toda a atenção da equipe médica e hoje estou saindo com força total. Agradeço a Deus e toda a equipe médica”, declarou emocionado.
O tratamento de todos os pacientes que receberam alta nesta quarta-feira foi comemorado pelo diretor-presidente do grupo Samel, Luís Alberto Nicolau, pois todos foram tratados por meio da ventilação não invasiva, utilizada em todo o grupo Samel.
“Esse é o nosso objetivo, tratar e devolver as pessoas para suas casas curadas, utilizando vários métodos, entre eles, o de ventilação não invasiva. Agradecemos muito ao prefeito Arthur, pela confiança no grupo Samel”, comemorou Nicolau.
O hospital de campanha municipal Gilberto Novaes está funcionando com duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com capacidade total de 39 leitos, além de leitos em unidades semi-intensivas. O hospital não funciona de portas abertas, como pronto-socorro. Os pacientes que lá se internam são transferidos de outras unidades de saúde, por meio da Central de Regulação.
— — —